Segurança do Alimento - FSSC 22000

Objetivo do Projeto

Upgrade da norma FSSC 22000 versão 4.1 para a versão 5.0 – Segurança do Alimento

Porque a Silmar precisa desta certificação?

A Silmar é uma empresa do setor químico, responsável, entre outros produtos, pelo fornecimento de vedantes elastoméricos para embalagens metálicas destinadas a produtos alimentícios. Como fornecedor para este setor, possuir certificação que garanta a padronização do sistema de gestão de segurança de alimentos, conforme requisitos internacionais e reconhecidos no mercado, é fundamental para manter a competitividade da empresa.

Desafios do Projeto

  • Adequações de infraestrutura – bom senso na determinação das necessidades de adequação de infraestrutura diante das características da empresa;
  • Necessidade de definição de documentação “enxuta” devido à estrutura e tamanho da empresa.

O Processo

  1. Diagnóstico Inicial com base na versão 5.0 do Esquema (não se trata de uma norma, mas sim, um conjunto: ISO 22.000 + TS + requisitos da FSSC 22000. Saiba mais em https://www.qualityway.com.br/seguranca-do-alimento-iso-fssc-22000/ para avaliar as lacunas necessárias para implantação da versão 4.1 x versão 5.0. Para isso foi elaborado um checklist detalhado abrangendo os requisitos do Esquema – exigências totais;
  2. Diagnóstico para identificar as necessidades de infraestrutura;
  3. Abertura das frentes de trabalho conforme os gaps identificados;
  4. Implantação das ferramentas de controle do projeto da Quality Way:
    • Cronograma com as prioridades a serem tratadas;
    • Plano de Trabalho – principal ferramenta de comunicação entre o consultor e a equipe do cliente – estabelece detalhadamente todas as atividades acordadas em visitas, incluindo prazos e responsáveis.

Resultados

  • Certificação na versão 5.0 sem apontamentos maiores;
  • Integração de alguns procedimentos com o Sistema de Gestão da Qualidade (já existente na empresa).

Palavra da Consultora Ericka Cintra

FSSC 22000 é um Esquema reconhecido pelo GFSI (Global Food Safety Iniciative), portanto, a empresa que possui essa certificação tem reconhecimento internacional e pode comercializar seus produtos com maior facilidade para o mercado interno e externo.

Importante destacar também que, implantar um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos, implica em mudança de cultura no sentido de adotar padrões de higiene, qualidade, melhorias na infraestrutura geral e o atendimento aos requisitos legais. A implantação de boas práticas de fabricação auxilia na adequação às exigências da Vigilância Sanitária.

A Silmar é uma empresa que prima por se manter atualizada e dentro de padrões internacionais de qualidade e segurança do alimento. Quando finalizamos esta auditoria, outubro de 2020, ainda não estava disponível a versão 5.1 do Esquema FSSC. Hoje, abril/2021, já estamos atuando na adequação da nova versão na Silmar.

Segurança do Alimento na Silmar

Assuntos Relacionados