Objetivos

  • Mapear atividades da equipe de qualidade avaliando volume, frequência e perfil;
  • Redimensionar a área em função da demanda identificando pontos de gargalos e oportunidades de enxugamento;
  • Avaliar capacitação da equipe;
  • Reorganizar e redistribuir  atividades considerando o Sistema de Gestão Automotivo e Controle de Qualidade;
  • Definir novo modelo de operação e proposta de estrutura;
  • Estabelecer plano de transição para novo modelo.

Desafios

  • Desenvolver lideranças intermediárias na estrutura;
  • Focar em planejamento e controle das atividades, visando a prevenção de problemas e a melhoria de desempenho;
  • Resgatar o padrão de qualidade reconhecido pelos clientes no passado.

Entregas

  • Criação de funções de coordenação;
  • Distinção das atividades de Controle de Qualidade e Gestão da Qualidade;
  • Foco no desenvolvimento de produtos – prevenção de problemas nos estágios iniciais de desenvolvimento;
  • Eliminação de redundâncias e atividades desnecessárias;
  • Migração de atividades que não deveriam estar sob responsabilidade da área de qualidade;
  • Redimensionamento da carga de trabalho;
  • Implantação da nova estrutura e modelo de atuação.

Alguns Indicadores de Resultados

15% de redução de custos

8,8% de aumento de capacidade

Gestão por Processos - Indicadores de Desempenho

28% de aumento na produtividade

228,3 horas/mês economizadas com trabalhos redundantes

98,2 horas/mês economizadas com atividades direcionadas para áreas mais especializadas.

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